quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Flúor

Ei galerinha, bom dia!
Ontem fui ao um dentista novo, então fiz aquela perguntinha básica qual já fiz a outros dentistas: "Qual a pasta de dente certa para usarmos?" 
Ele foi objetivo e disse que a pasta certa é a que contém flúor e a partir disso devo escolher a meu gosto e "bolso".
 Pesquisei sobre o tal flúor e descobri ou relembrei (porque não lembro de ter lido ou escutado antes) coisas interessantes. Segue informações do site da COLGATE.


 O que é Flúor?


 O flúor é um mineral natural encontrado em toda a crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza. Alguns alimentos contêm flúor, assim como a água fornecida por algumas empresas de serviço público. O flúor é geralmente adicionado à água potável para ajudar a reduzir a incidência de cáries nos dentes. Na década de 30, pesquisadores encontraram pessoas que cresceram bebendo água naturalmente fluoretadas. Desde então, os estudos têm mostrado repetidamente que quando o flúor é adicionado ao suprimento de água da comunidade, a incidência de cárie diminui. A Associação Brasileira de Odontologia, a Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde, dentre muitas outras organizações têm endossado o uso de flúor nos suprimentos de água, devido ao seu efeito preventivo contra a cárie. 

Como o flúor atua?


 O flúor ajuda a prevenir as cáries de duas maneiras distintas: O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento das crianças, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram. O flúor ajuda a endurecer o esmalte dos dentes permanentes que já se formaram. O flúor trabalha durante os processos de desmineralização e remineralização que ocorrem naturalmente em sua boca. Sua saliva contém ácidos que causam a desmineralização nos dentes. Estes ácidos são liberados após a alimentação. At Em outros momentos - quando sua saliva está menos ácida - ocorre justamente o oposto, a reposição do cálcio e do fósforo que mantém seus dentes resistentes. Este processo é chamado de remineralização. Quando o flúor está presente durante a remineralização, os minerais depositados são mais duros do que seriam sem o flúor, ajudando a fortalecer seus dentes e a prevenir a dissolução durante a próxima fase de desmineralização. 


Como saber se estou recebendo quantidade suficiente de flúor?


 Se a água que você bebe contiver flúor, então somente a escovação regular utilizando um creme dental com flúor será suficiente para adultos e crianças com dentes saudáveis, com um baixo risco de cáries. Se a água de sua comunidade não for fluoretada, nem contiver uma quantidade suficiente de flúor natural (uma parte em um milhão é considerada ideal), então seu dentista ou pediatra deve receitar suplementos de flúor para suas crianças tomarem diariamente. Seu dentista ou pediatra poderá dizer a quantidade correta de flúor para sua família, por isso não deixe de pedir sua orientação. Se a água que você consome vier de uma rede pública de abastecimento, você poderá saber se ela contém flúor ligando para a empresa de água local. Se a sua água vier de um poço particular, você poderá analisá-la em um laboratório de teste ambiental independente e que ofereça este tipo de serviço.


Estou usando o creme dental Close-up 90g white now, que possui uma quantidade de flúor em sua composição que oferece proteção eficaz contra as cáries e o seu sabor "Glacier Fresh" Dá uma gostosa sensação de refrescância na boca, e eu gosto do gostinho, rsrsrsrsr.
Recomendo!!!



Bom, estou pensando fazer um post das minhas leitoras e leitores com sua pastinhas de dente, então quem achar legal e quiser enviar fotinhas ;)
pulgazim@hotmail.com
Bjos ;*

Um comentário:

  1. Oi Ana!
    Então qualquer creme dental é válido, todos tem flúor, porém nem todos deixam um hálito fresco. [risos]
    Prazer estar aqui! Com tempo, venha ler e comentar INFAUSTA CORRIDA no http://jefhcardoso.blogspot.com
    Abraço!

    ResponderExcluir